domingo, 2 de dezembro de 2007

Santiais. Lugar de Aventura. Estreia-se no Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Aveiro

Dez anos depois de competir no futebol do INATEL, o Santiais parte para uma nova aventura. A participação no Campeonato Distrital da III Divisão da AFA é uma aposta de um director, que é também treinador e jogador. Gerets, que já conquistou uma taça distrital, está esperançado numa boa campanha, apesar das dificuldades que se vai deparar durante a épocaA Associação Desportiva de Santiais é um dos mais recentes clubes inscritos na Associação de Futebol da Aveiro. Fundado a 12 de Junho de 1997, com o objectivo da prática do futebol, o clube jogou, durante alguns anos, nos Campeonatos do INATEL, onde teve o mérito de obter boas classificações.
Esta época, a Associação Desportiva de Santiais colocou a hipótese de inscrever a equipa na III Divisão Distrital. E ideia viria a concretizar, muito por culpa de António Joaquim, mais conhecido por Gerets, quem não se lembra dele ao serviço do Oiã, clube pelo qual conquistou a Taça de Aveiro frente ao Fiães, em Oliveira de Azeméis.
O prazer de jogar à bola, aliado ao desportivismo, levaram a que um conjunto de pessoas partissem para esta nova aventura. António Joaquim é o mentor do projecto, mas sabendo-se das dificuldades por que passam actualmente os clubes, o Santiais depara-se com fracos recursos humanos para dar o tempo a esta causa nobre.
A falta de condições para treinar e jogar é outro problema, uma vez que, de momento, o clube não tem um local próprio para a prática desportiva, valendo-se de algumas alternativas, que passam pelo sintético de Avanca e de Estarreja, para a além da cedência de um pavilhão por parte da Câmara Municipal de Estarreja.

Director, treinador
e jogador…

«Estamos bastante esperançados neste projecto, que já estava para ser posto em prática há algum tempo», referiu Gerets, confessando que «sabemos das dificuldades com que nos vamos deparar, somos novos nestas “andanças”, mas a vontade é tão grande que supera todas as dificuldades que nos aparecerem no dia-a-dia».
Acumulando os cargos de vice-presidente e de treinador, Gerets também faz parte do plantel 2007/2008, composto por 21 jogadores que, de uma forma ou de outra já vestiram a camisola do Clube Desportivo de Estarreja. A equipa promete chamar atenção dos aficionados do concelho, que terão oportunidade de verem duas equipas a jogar aos domingos.
E depois de ter realizado alguns treinos conjuntos com equipas do distrito, o Santiais apresentou-se aos sócios, recentemente, com uma vitória sobre o Vaguense, por 3-1 (1-0 ao intervalo). O jogo disputou-se no relvado sintético do Complexo Desportivo de Estarreja, que servirá de palco aos jogos do Santiais.
A competição oficial começa a 11 de Novembro, e não no próximo fim-de-semana como estava previsto pela AFA, com o Santiais a deslocar-se ao campo do Rocas do Vouga, naquele que será o jogo de estreia de um clube que, pela primeira vez em dez anos de história, disputar um «distrital» da AFA. No domingo seguinte, o Santiais recebe o Palmaz, em Estarreja.



In Diario de Aveiro

Sem comentários: